Escrever histórias, criar um jogo, desenhar quadrinhos, essas e muitas outras atividades
artísticas são guiadas por paixões muito profundas e pela essência dos seus autores,
mas não são atividades exatamente lucrativas pra todos e a jornada para criar
algo é dura e angustiante, muitas vezes solitária e sem apoio.
Prevalecem
aqueles:
1. Que possuem as estrelas alinhadas do
jeito certo e são livres para fazer o que quiser. (O mito da meritocracia)
2. Que precisam lutar com todas as
forças e exaurir os seus recursos internos para manter uma esperança que pode
nunca concretizar ou concretizar diferente do esperado.
Esse segundo grupo é
composto pela maior parte da população (Tamo Junto nessa!) e na minha opinião é
de onde brota o talento de verdade - as histórias que valem a pena ser
conhecidas - só a diversidade e a dureza da vida podem germinar a principal
característica que um artista deveria desejar: a empatia. Personagens humanos e
cativantes de verdade são construídos não pelos seus privilégios, mas por suas
dificuldades, elas formam o caráter humano na vida e na arte.
Ser bem sucedido na busca por um sonho não acontece com apenas o brilho da sorte, é bem comum dizer que é preciso muito esforço e um conjunto de ferramentas internas bem afiadas, autoconhecimento, um saber concreto e bem variado.
Ser bem sucedido na busca por um sonho não acontece com apenas o brilho da sorte, é bem comum dizer que é preciso muito esforço e um conjunto de ferramentas internas bem afiadas, autoconhecimento, um saber concreto e bem variado.
Creators Forge é a Forja dos Criadores, aqui eu compartilho
textos, estudos e pesquisas sobre a deliciosa arte de contar histórias em jogos digitais, em um
primeiro momento a maior parte das ferramentas são sobre escrita criativa, programação e
game design, mas devem servir para qualquer área porque afinal nunca se sabe
onde a inspiração se esconde.
Não é fácil se dedicar a um projeto, ainda mais se for um
projeto pessoal sem nenhum investimento inicial – se você faz parte desse tipo
de desenvolvimento de guerrilha a principal arma que você deve afiar é seu
recurso pessoal, adquira a maior quantidade de conhecimento para seus
objetivos, não deve existir assunto que você não goste, de matemática a
biologia, programação a poesia, deixe a sua curiosidade te levar cada vez mais
profundamente: leia, explore e então crie!
E falando em criar:
a prática é o mais importante! Treino
regular é necessário não só em esportes ou música, mas em programação e escrita
também: Para botar a mão na massa e exercitar nos neurônios criativos, segue um
exercício bem interessante presente no livro Design de Games de Paul Schuytema:
Criar uma história limitada para jogo em um tempo limitado, por exemplo 40 minutos.
Criar uma história limitada para jogo em um tempo limitado, por exemplo 40 minutos.
Pesquisa e Brainstorming
Mas sair escrevendo do nada
pode ser um tanto opressor, eu sei quanto uma folha em branco com o pontinho
preto piscante do editor de texto bota medo em um autor sem inspiração, mas a melhor saída pra romper esse
bloqueio é uma boa pesquisa.
Mas pesquisar o que? Onde?
Vamos apenas levar em consideração essa busca inicial por um conceito que possa vir a ser uma história, toda a pesquisa sempre tem um fim específico (pesquisa de geologia e terrenos para criação de mapas realistas, pesquisa de unidades de medida medieval para contagem de distância e tornar as viagens de seus heróis mais críveis), mas a pesquisa pode ser também um exercício para busca de inspiração.
E a inspiração pode estar em qualquer lugar, portais de notícia, Wikipédia e até mesmo suas redes sociais - nunca se limite - mas não deixe que essa pesquisa se torne procrastinação, reserve um tempo máximo para essa atividade de acordo com a finalidade da pesquisa.
Escolha o método que melhor se encaixa as suas necessidades, pode ser uma escopo mais amplo pelo google ou academics ou um estudo específico com livros e manuais. (Espero que seja implícito que anotar suas observações durante a pesquisa é imprescindível)
Mas pesquisar o que? Onde?
Vamos apenas levar em consideração essa busca inicial por um conceito que possa vir a ser uma história, toda a pesquisa sempre tem um fim específico (pesquisa de geologia e terrenos para criação de mapas realistas, pesquisa de unidades de medida medieval para contagem de distância e tornar as viagens de seus heróis mais críveis), mas a pesquisa pode ser também um exercício para busca de inspiração.
E a inspiração pode estar em qualquer lugar, portais de notícia, Wikipédia e até mesmo suas redes sociais - nunca se limite - mas não deixe que essa pesquisa se torne procrastinação, reserve um tempo máximo para essa atividade de acordo com a finalidade da pesquisa.
Escolha o método que melhor se encaixa as suas necessidades, pode ser uma escopo mais amplo pelo google ou academics ou um estudo específico com livros e manuais. (Espero que seja implícito que anotar suas observações durante a pesquisa é imprescindível)
Nota: Wikipédia é uma fonte confiável!
Após essa pesquisa você estará
pronto para tentar ter algumas ideias: é hora de fazer um brainstorming, para
muitos essa uma atividade para ser realizada em grupos, mas o foco aqui será
individual onde você deve por alguns minutos colocar todas as ideias de tema
para a sua história.
Brainstorm é tempestade de ideias, é fazer sua mente conscientemente ter
ideias, não tente criar a história toda, pense por frases, pense em temas
gerais, pense em nome de personagens – libertar a mente é o foco dessa parte
- Sem julgamentos, nada é bom ou
ruim...coloque frases e ideias mesmo que pareçam sem sentido nenhum.
Reforço: Se livre agora mesmo da autocrítica e correções eternas, esse é um exercício de liberdade mental.
Reforço: Se livre agora mesmo da autocrítica e correções eternas, esse é um exercício de liberdade mental.
Depois de alguns minutos tente
olhar para o que escreveu e fazer conexões interessantes, escreva aquilo que
mais gosta em cartões e organize de forma a ter diferentes narrativas – brinque e
modele suas ideias por alguns minutos.
Definido seu tema geral é hora de
se concentrar no exercício, então por 40 minutos foque em criar uma história de
no máximo uma página que seja cativante e interessante, pense que isso será a
narrativa de um jogo então de alguma forma deve descrever sua mecânica, sua
forma de progressão...
Já é bom ter em mente e dominar a
estrutura básica de uma história, e isso é algo que as escolas gravam na alma desde o ensino básico:
uma história tem começo, meio e fim – siga essa trindade e sua vida vai ser
mais fácil.
Não se desespere! Alguns dias as coisas serão mais fáceis que
outros, o importante é continuar tentando até que você se sinta confortável com
suas palavras, encontrar sua voz na escrita e lapidar ideias até que sejam
verdadeiros diamantes.
Mãos a obra.
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